Trombudo Central

Em Trombudo Central concentra-se a maior quantidade de pedra ardósia de Santa Catarina, as imensas jazidas já se tornaram uma grande atração ao público, além de permitirem a extração de ardósia com características e resistência únicas no mundo.

Uma das primeiras referências ao nome Trombudo datam de 5 de maio de 1791. Seu primeiro Prefeito eleito foi Heinz Schroeder. Cidade tipicamente européia, mantém raízes culturais alemãs e italianas através dos clubes de Caça e Tiro e Bolão, dos grupos folclóricos, da comida típica colonial e pelo artesanato diversificado.

Localiza-se a uma latitude 27º17’57″ sul e a uma longitude 49º47’25″ oeste, estando a uma altitude de 350 metros. Sua população estimada em 2010 era de 6 554 habitantes.

As terras onde se localiza o município de Trombudo Central pertenceram inicialmente ao município de Porto Belo / Itajaí, posteriormente ao município de Blumenau, depois passou a pertencer ao, município de Rio do Sul, do qual se emancipou politicamente e administrativamente no ano de 1958.

O acesso a Trombudo Central se dá na altura do km 160 da Rodovia Br. 470 que liga o litoral catarinense ao planalto Serrano através do Alto Vale do Itajaí.